fbpx

Orestes Locatel, Brasileiro, fotógrafo profissional, formado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES.

Contratado pela Bloch Editores, em 1995, integrou a equipe de fotógrafos da revista Manchete, uma das publicações tidas como referência do fotojornalismo brasileiro. Nesta época fotografava também p/ as demais revistas do grupo, como Fatos e Fotos, Desfile, Pais e Filhos, Mulher de Hoje, Ele Ela, Incrível, Amiga, entre outras.

Após a extinção da revista no ano de 2000, mudou-se para Vitória, no Espírito Santo, onde abriu um estúdio fotográfico e, focando o trabalho na fotografia publicitária, passou a atender algumas das maiores empresas do estado, como CST (atual ArcellorMittal), Real Café e o Grupo Águia Branca.

Neste mesmo período, deu início ao Projeto Quilombo Kalunga, um documento fotográfico do modo de vida da maior e mais antiga comunidade descendente de escravos do Brasil, completamente isolada no interior do Estado de Goiás.

No ano de 2006 este trabalho foi alvo de algumas exposições na Europa:

Participou da Bienal de Fotografia de Liege, na Bélgica, que neste ano foi totalmente dedicada à fotografia brasileira.

Exposição individual na galeria Marco Antônio Villaça em Bruxelas, Bélgica.

Participou da Bienal de Fotografia de Amsterdã, representanto o Brasil juntamente com o consagrado fotógrafo Walter Firmo, com a exposição “Black Is Beautiful”.

Publicação do ensaio fotográfico “Kalunga” na revista belga “View”, especializada em fotografia.

Residindo no Rio de Janeiro desde 2005, atualmente trabalha como freelancer.

O projeto Kalunga, iniciado em 2000, encontra-se em fase de conclusão.