Fotógrafo e jornalista, Rogério Medeiros percorre os municípios do interior do Espírito Santo registrando o que vê como forma de entender melhor as nuances étnicas, sociais e culturais do Estado. Desde o início de sua carreira, Medeiros tem se dedicado a acompanhar as características e transformações das comunidades tradicionais de diferentes etnias (quilombolas, pomeranos, indígenas) em suas ricas e diversas festas, manifestações folclóricas e folguedos populares existentes de norte a sul do Espírito Santo.

Compõem parte do acervo que será apresentado, por exemplo, o mais célebre retrato do historiador e folclorista Hermógenes Lima da Fonseca (1916 – 1996), e o mais longo registro temporal representando o Ticumbi do Sapê do Norte, com retratos dos mestres e membros desse folguedo que tanto caracteriza a cultura do Espírito Santo. Destacam-se também registros do naturalista Augusto Ruschi, incluindo a cobertura da pajelança do pesquisador, realizada no Parque da Catatumba, no Rio de Janeiro, em janeiro de 1986.

Rogério Medeiros construiu um dos mais completos acervos fotográficos da história do povo capixaba, uma produção de interesse público e de caráter histórico.