“Olhares Sobre a Pandemia” Selecionadas

Atualizado em 14/04/2021

Resultado final da convocatória “Olhares Sobre a Pandemia”. Confira abaixo o texto do curador, produzido a partir das imagens selecionadas.

Um pouco mais de um ano atrás, nossas vidas foram radicalmente transformadas com a pandemia, ou, como alguns chamam, sindemia, do coronavírus. De um princípio esperançoso e talvez iludido sobre a solidariedade humana à presente exaustão e decepção com governos e certos segmentos da população, a pandemia do coronavírus se tornou, em si, uma fotografia do estado das democracias e das relações entre as pessoas e dessas com o coletivo.


Mas a vida continua e, como ela, a fotografia, uma das ferramentas mais potentes de registro da realidade. Por isso, a Mosaico Fotogaleria abriu esta convocatória para ajudar a abrir passagem para a luz em meio às trevas, desesperança e cansaço. As 20 fotografias selecionadas de centenas refletem a variedade de imagens possíveis na pandemia, algumas poéticas, outras trágicas, muitas melancólicas e outras absurdas e até mesmo espirituosas. São cartões postais enviados do isolamento, proverbiais mensagens na garrafa que, lançadas no oceano, sinalizam resistência.


Estas imagens ajudam a compor um complexo e ainda em formação caleidoscópio de um evento cataclísmico para a humanidade. Todos sabemos que nada será como antes, rumamos sem rumo em direção a desafios titânicos. Mas, em meio a tudo isso, podemos contar com a fotografia para nos ajudar a dar forma à nossa imaginação, no momento terrivelmente castigada e, ao mesmo tempo, estimulada. Que a estimulemos esteticamente, então. Afinal, produzir beleza é uma afirmação da vida.

Lobo Pasolini, curador da Mosaico Fotogaleria.

Confira abaixo a galeria das imagens selecionadas pelos jurados para a exposição física na Mosaico Fotogaleria que pode ser visitada por meio de agendamento até o dia 2 de julho de 2021.

“Olhares Sobre a Pandemia” Finalistas

Atualizado em 16/03/2021

Hoje vamos divulgar os finalistas da nossa convocatória, mas antes queremos agradecer, mais uma vez, a todos que participaram, pelo envolvimento e pela confiança em compartilhar o seu olhar com a gente.

Sabemos que essa pandemia está longe de acabar e todos que foram impactados direta ou indiretamente neste período têm o nosso profundo respeito.

A arte tem um papel muito importante neste processo que estamos vivendo e o Paulo Amarante, psiquiatra e pesquisador da Fiocruz, nos define muito bem o papel da arte em nossas vidas durante a pandemia e o isolamento.

“A gente busca viver com os conflitos, suportá-los, e a arte tem esse papel porque nos ajuda a elaborar os significados. A arte produz novas formas de ver e pensar a vida, ela é uma transformação da realidade. E, nesse sentido, é fundamental para todos. A arte é, fundamentalmente, diálogo, uma forma de conversar e de falar. Por isso eu acho muito importante neste momento de pandemia vermos como as pessoas trocam informações: elas mandam músicas que gostam, acham vídeos interessantes, e fazem isso no sentido de expressar diálogo”.

O objetivo da convocatória foi exatamente este, trazer o diálogo através das imagens, incentivar a produção artística neste período e não deixar que a conscientização sobre tudo que estamos vivendo caia no esquecimento.

Recebemos trabalhos de 120 fotógrafos, mais de 300 fotografias, de 13 estados do Brasil e de 11 países de diferentes continentes.

Conheçam abaixo as 78 fotos finalistas da nossa convocatória “Olhares Sobre a Pandemia” e os nomes dos 57 fotógrafos autores das imagens. Mesmo que um fotógrafo tenha mais de uma foto como finalista apenas uma pode participar da exposição, pois nosso propósito é apresentar 20 olhares de 20 fotógrafos diferentes.

Ressaltamos que as 20 fotografias escolhidas para exposição só serão conhecidas no dia da exposição, com abertura prevista para próxima semana, que será transmitida ao vivo pelo instagram da @mosaicofotogaleria . Em breve divulgaremos a data!

Galeria de fotos com as fotografias finalistas:

Atualizado em 11/03/2021

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!!

AGUARDEM, EM BREVE O RESULTADO SERÁ DIVULGADO EM NOSSAS REDES SOCIAIS.

Convocatória “Olhares Sobre a Pandemia”

A Mosaico Fotogaleria lança a convocatória “Olhares Sobre a Pandemia”, voltada para fotógrafos profissionais e amadores.

Entre os dias 19 de fevereiro e 10 de março de 2021, cada fotógrafo pode enviar até três fotografias de trabalhos produzidos durante a pandemia que abordem ou sejam inspirados pelo tema único “Pandemia do Coronavírus”.

As fotografias enviadas serão selecionadas por um júri técnico e artístico. A comissão de seleção é composta por três fotógrafos convidados, além da equipe da Mosaico Fotogaleria.

O objetivo da convocatória é apresentar diferentes recortes da nossa realidade nos últimos meses. Somando perspectivas individuais de diversos lugares, essa coletânea de imagens dá visibilidade ao trabalho de cada um dos fotógrafos (sejam fotojornalistas da linha de frente, artistas ou amadores), ao mesmo tempo em que produz um manifesto coletivo.

Queremos estimular ainda mais uma reflexão sobre o tema, aproximando distintas realidades e ampliando a discussão. Esperamos construir uma coletânea bastante plural deste presente que é tão adverso quanto o futuro é repleto de incertezas.

Após o período de análise, 20 fotografias selecionadas serão impressas e montadas no tamanho 60×40 cm para uma exposição física que será realizada entre os meses de março e abril, na Mosaico Fotogaleria (data a confirmar), em Vitória, Espírito Santo, Brasil, com duração de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias.

As imagens selecionadas também serão divulgadas no site da Mosaico Fotogaleria, em suas redes sociais, além de serem enviadas para publicação nos principais veículos de imprensa capixabas. Após a exposição, as cópias produzidas farão parte do acervo da galeria e somente poderão ser expostas novamente em conjunto, com o objetivo de retomar/abordar o assunto “Pandemia do Coronavírus”.

Todas as fotografias enviadas, não somente as selecionadas, também poderão fazer parte de outras montagens e exibições, como audiovisuais, desde que seja com o objetivo de abordar o tema “Pandemia do Coronavírus”.

A comercialização das fotografias só poderá ser realizada mediante a liberação do autor, sendo os valores previamente negociados individualmente com cada fotógrafo.

A Convocatória é uma realização da Mosaico Fotogaleria com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc por meio do subsídio para espaços culturais, distribuídos pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória.

Sobre a Mosaico Fotogaleria

A Mosaico Fotogaleria é uma galeria voltada para fotografia. Fundada em 2018 pelos fotógrafos Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, a galeria tem como objetivo ser um espaço dedicado à fotografia, promovendo exposições, debates, formação e cultura.

Nos seus dois anos de existência, foram realizadas seis exposições, alcançando um público de mais de 3 mil visitantes. Artistas como Lando, Rogério Medeiros, Renata Vale, Orestes Locatel, Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi já apresentaram seus trabalhos em exposições e participaram de debates para aprofundamento dos temas propostos.

CONVOCATÓRIA MOSAICO FOTOGALERIA

“Olhares Sobre a Pandemia”

A convocatória tem como objetivo dar visibilidade a trabalhos fotográficos produzidos durante a pandemia, seja como cobertura fotojornalística, diário visual do cotidiano ou expressão artística. Para isso, serão selecionadas 20 fotografias de 20 diferentes fotógrafos (uma por fotógrafo), que irão compor uma exposição na Mosaico Fotogaleria.

1. Requisitos

1.1. Poderá participar qualquer fotógrafo profissional ou amador, brasileiro ou estrangeiro, residente ou não no Brasil.

1.2. Ter mais de 18 (dezoito) anos.

1.3. Os fotógrafos são convidados a compartilhar os trabalhos realizados durante a pandemia nas diferentes abordagens, sejam elas artísticas, jornalísticas ou documentais. As fotografias podem ser produzidas com qualquer tipo de câmera fotográfica ou telefone celular.

2. Inscrições

2.1. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pelo link: https://forms.gle/2LMWUXXNuxRCxfUb7, no prazo de 19 de fevereiro a 10 de março de 2021. Se você quer inscrever mais de uma fotografia, você pode fazer em apenas uma inscrição, desde que escreva os textos legendas relacionados a cada fotografia, na parte destinada para isso.

2.2. Os participantes poderão enviar até 3 (três) fotografias com no máximo 10 MB cada uma. As três fotografias podem ser enviadas em apenas uma inscrição. Os trabalhos não precisam ser inéditos, mas é imprescindível que tenham sido realizados a partir de março de 2020 até a presente data, o que configura o cenário da pandemia.

2.3. Cada participante deverá encaminhar, juntamente com as fotografias, a ficha de inscrição preenchida e uma minibiografia (até quatro linhas).

2.4. Cada arquivo anexado no e-mail deve estar no formato JPG, com tamanho mínimo de 3.600 pixels na medida maior da imagem (altura ou largura), ter no máximo 10 MB, nome do autor incluído no nome do arquivo (ex: sobrenome-nome-001.jpg).

2.5. Não serão aceitas inscrições ou entrega de qualquer conteúdo complementar da inscrição fora do prazo estabelecido.

2.6. As inscrições enviadas após a data e o horário estipulados no item 2.1. serão desconsideradas.

2.7. A ausência de qualquer material solicitado neste regulamento (conforme descrito nos tópicos 2.2 e 2.3) desclassifica automaticamente o projeto inscrito.

2.8. É vedada a inscrição ou a participação, direta ou indireta, de integrantes da Comissão de Seleção e organização desta convocatória.

3. Direitos autorais

3.1. O participante garante que é o único autor do material apresentado e titular de todos os direitos de autor.

3.2. Esta convocatória respeita e preserva os direitos autorais e patrimoniais de cada fotógrafo. Uma vez aceitando a proposta da convocatória e enviando a sua fotografia, o fotógrafo apenas cederá o direito de uso da imagem para a utilização proposta: exposição na Mosaico Fotogaleria, site e redes sociais da galeria, divulgação na imprensa e outras exibições, como audiovisual, sempre com o objetivo de abordar o assunto “Pandemia do Coronavírus”.

4. Comissão julgadora

4.1. A comissão é formada por:

–           Miro Soares, artista visual e professor universitário (ES);

–           Orestes Locatel, fotógrafo (RJ);

–           Arnaldo Carvalho, fotojornalista (PE);

–           Gabriel Lordello, fotojornalista e sócio da Mosaico Fotogaleria (ES);

–           Tadeu Bianconi, fotógrafo e sócio da Mosaico Fotogaleria (ES);

–           Lobo Pasolini, curador da Mosaico Fotogaleria (ES).

4.2. Serão selecionadas 20 fotografias de 20 diferentes fotógrafos.

4.3. Os autores das fotografias selecionadas receberão um certificado digital e uma cópia impressa de sua fotografia no formato 30x45cm.

5. Resultados

5.1 O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 16 de março de 2021, nas redes sociais (Instagram e Facebook) da Mosaico Fotogaleria.

6. Disposições finais

– A Mosaico, com recurso da Lei Aldir Banc, captada por meio do auxílio emergencial, arcará com os custos de impressão e moldura das fotografias, montagem da exposição e divulgação do projeto.

– Não há cachê para os fotógrafos participantes.

– Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: fotogaleria@mosaicoimagem.com.br.

– A inscrição implica a total aceitação das normas e condições estabelecidas nesta convocatória.