Mosaico Fotogaleria apresenta a exposição “Rogério Medeiros, fotógrafo”.
 
As 20 fotografias selecionadas pelo fotografo Bruno Zorzal apresentam uma amostra do olhar de Medeiros sobre as etnias e povos tradicionais do ES.
 
Um olhar humanista sobre as etnias e populações tradicionais do Espírito Santo. Recortes de histórias que poucos atreveram-se a contar. Assim é a exposição “Rogério Medeiros, fotógrafo”, uma série de fotografias que representa apenas uma amostra do rico e diverso acervo construído em mais de 50 anos de profissão.
 
A exposição, que acontece na Mosaico Fotogaleria a partir do dia 27 de junho, apresenta 20 imagens, sendo nove cópias analógicas originais do acervo do fotógrafo. “O Rogério Medeiros é o maior fotojornalista capixaba de todos os tempos, uma referência para todos nós. É uma grande responsabilidade receber uma mostra com imagens históricas, como a da última família a deixar a antiga Vila de Itaúnas, soterrada pelas areias das dunas”, revela Tadeu Bianconi, sócio da fotogaleria.
 
Capixaba, nascido na Praia Cumprida, atual Praia do Canto, Rogério Medeiros atuou como jornalista e fotógrafo em jornais locais e nacionais ao longo de 24 anos. No Espírito Santo, dedicou-se a grandes reportagens juntamente com os indígenas, remanescentes quilombolas e camponeses, dos quais tornou-se um importante interlocutor com a sociedade.
 
Mesmo expondo lutas e embates desiguais, suas imagens não evocam dor nem perda, mas a beleza da resistência e conquista. São cenas que só podem ser captadas por quem viveu e sentiu o cotidiano dessas comunidades afastadas dos grandes centros.
 
“Com a câmera, Rogério Medeiros enche seu quadro com a exuberância humana e natural desta parte do globo. Em seus fotogramas, inundados pela incontrolável luz dos trópicos, ecoam a fantasia de Juan Rulfo e as rupturas de Gabriel Figueroa, dois mestres mexicanos. O resultado são contrastes e densidades marcantes em uma orgia de formas que reflete a riqueza e complexidade daquilo que fotografa, ou melhor dizendo, daquilo que vive.” Diz o curador da mostra, Bruno Zorzal, fotógrafo e pesquisador.
 
Esta será a primeira de uma série de exposições que apresentarão um pouco das histórias contadas por Medeiros. “O acervo de Rogério é único e o Espírito Santo visto por ele é muito pouco conhecido pelos capixabas. Essa mostra tem o objetivo de preservar a memória deste importante trabalho”, ressalta Gabriel Lordello, um dos organizadores da exposição.
 
Serviço:
Exposição: “Rogério Medeiros, fotógrafo
Data: Abertura 27/06 as 19h.
Visitação: de 27/06 até 09/08, das 10h as 18h de segunda à sexta-feira. Aos sábados com agendamento.
Endereço: Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500, lj 18, Shopping Victoria Mall, Mata da Praia, Vitória-ES.
Contato: Gabriel Lordello (27) 99943 0831 – 3024 0307
Bruno Zorzal: 27 99994 8883.
Email: fotogaleria@mosaicoimagem.com.br