Para comemorar o nosso 4º aniversário, apresentamos ninguém menos que Walter Firmo! Isso mesmo, o mestre da fotografia brasileira traz para Vitória a exposição “Lua em Peixes”, um recorte íntimo do seu trabalho, onde a fotografia em preto e branco é protagonista. Com curadoria do próprio Firmo, a mostra tem abertura marcada para o dia 24/08, às 17h.

Em breve, traremos mais novidades!

Para a realização desta exposição, contamos com o apoio do Hotel Senac Ilha do Boi e Escola São Domingos.

Foto: Marcio Scavone

Walter Firmo é um dos mais importantes fotógrafos do Brasil. Nascido em 1937 no Rio de Janeiro, começou a fotografar antes dos 15 anos quando ganhou uma Rolleiflex do seu pai. Em 1955, ingressou na carreira profissionalmente, como aprendiz no jornal Última Hora, e não parou mais. Trabalhou também para Revista Realidade, Manchete e Veja. Foi ganhador do Prêmio Esso em 1963 com a reportagem “Cem dias na Amazônia de ninguém” com textos e fotos de sua autoria. Também já ganhou sete prêmios Nikon ao longo de sua carreira, entre outras conquistas.

Reconhecido por registrar e valorizar a cultura negra e brasileira de uma forma única, o mestre fotografia brasileira em cor, Firmo nos guia, através do seu olhar singular e delicado, para cenas corriqueiras do dia a dia, mas que ganham uma outra dimensão ao serem documentadas por ele.

Produziu retratos memoráveis de ícones da música brasileira como Cartola, Candeia, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara. No entanto, nunca deixou de direcionar suas lentes para personagens desconhecidos do cotidiano, assim como para o universo de festas populares Brasil afora, inclusive aqui no Espírito Santo.

A exposição “Lua em Peixes” é um recorte de sua extensa trajetória, nela, Firmo nos apresenta uma pequena amostra do seu trabalho, mais íntima, selecionando 15 fotografias em preto e branco, e oito coloridas. Propositalmente ele escolheu mais fotografias em preto e branco do que em cor, para mostrar a dualidade do seu olhar. São cenas simples do cotidiano, alguns dos seus retratos famosos e fotografias de rua que produziu quando morou em Paris, reunidos de forma inédita aqui na Mosaico Fotogaleria.

Para conhecer mais sobre a trajetória de Firmo, acesse o link: Perfil – 3 a – Issuu