fbpx

O fotógrafo francês, Pierre-Etienne Jay nasceu em 1973 em Chambéry, Savoie.

Fotógrafo amador autodidata, abandonou sua carreira de tradutor de português (Brasil) para francês para estudar fotografia na escola parisiense EFET, validando assim suas habilidades e confirmando seu apego à fotografia.

Tendo morado na França, Bélgica, Brasil e Bulgária, voltou em 2019 à capital brasileira com sua família, depois de cinco anos em Sofia.

Seu trabalho foi exposto na Biblioteca Nacional da Bulgária, na Embaixada da França na Bulgária, no Museu de Fotografia de Kazanlak, no Museu de Belas Artes de Varna, na galeria-museu ‘Georgi Baev’ em Bourgas, bem como nas cidades de Stara Zagora e Plovdiv. Juntamente com os fotógrafos capixabas Tadeu Bianconi e Gabriel Lordelo, também participou de uma exposição no prestigiado centro cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, sob a égide da Fundação Zenon Barreto, Olhares Contemporâneos sobre a Bulgária.

A série “Nuances de Paris” conquistou o apoio do público e da crítica, que vê em seu trabalho um cruzamento entre Eugène Atget, por suas vistas da capital francesa deserta, e o romantismo alemão, pela qualidade sombria e melancólica de suas composições.