A série Brisa do Mar, da fotógrafa Renata Vale, nos leva ao campo do impressionismo na fotografia contemporânea. Essa relação fotografia/pintura remonta aos primórdios da mídia fotográfica no século XIX quando pintores Impressionistas como Monet capturaram em suas telas retratos de pessoas ordinárias em atividades quotidianas, influenciados pela desierarquização dos motivos artísticos pela fotografia, literatura naturalista, entre outros.

Feitas no litoral paulista e também em sua terra natal, Ceará, as fotos captam o espírito do estar à beira mar, esse local sujeito as intempéries da luz onde céu, terra e água se encontram como uma tela em movimento, um balé dos elementos. A série apresenta as diversas paletas de dias transcorridos nesse cenário extremamente sensorial.

Renata capta com sua lente a variedade de tons e matizes que servem de cenário para atividades esparsas, familiares e oníricas ao mesmo tempo. Cada imagem evoca o estado de espírito de um momento tão efêmero e sutil quanto a brisa e a própria fotografia. Juntas, elas formam um caleidoscópio que apresenta a figura humana como um coadjuvante diminuto. Nesse grande palco natural, o humano retorna à sua forma mais básica e natural.

Lobo Pasolini, curador.

Brisa do Mar” é a nova exposição na Mosaico Fotogaleria

Mostra com 12 obras da fotógrafa Renata Vale chega a Vitória-ES depois de duas exibições na Europa

Imagens que captam o espírito de estar à beira mar, essa é a essência da nova exposição fotográfica da Mosaico Fotogaleria, em Vitória no Espírito Santo, a partir do próximo dia 04 de dezembro. A série, intitulada “Brisa do Mar”, é apresentada pela fotógrafa Renata Vale e conta com 12 obras expostas em conjunto pela primeira vez no Brasil.

Renata, que é formada pela escola Panamericana de Artes, nasceu em Fortaleza e desde 2011 mora em São Paulo. “ O mar faz parte da minha essência. O movimento das águas, o vento no rosto, a paleta de cores de um fim de tarde, tudo isso sempre me encantou e procurei trazer isso para o meu trabalho”, conta a fotógrafa.

As obras de “Brisa do Mar” já foram expostas em Sófia na Bulgária em agosto desse ano, na Photosyntesis Gallery e na galeria do G8 Cultural Center. A exposição agora segue para Cidade de Varna no Mar Negro e depois para a Grécia e Macedônia.

E foi lá no leste europeu que o fotógrafo capixaba Tadeu Bianconi conheceu esse trabalho, por meio da diretora do Instituto Zenon Barreto, Nara Vasconcelos, quando preparava uma exposição na capital búlgara. “Quando a Nara me apresentou as obras da Renata eu reconheci muito o espírito dos capixabas, apaixonados pelo mar, e logo pensei em trazer esse trabalho para o Espírito Santo”, diz Bianconi que é sócio da Mosaico Fotogaleria.

O curador da mostra, Lobo Pasolini, destaca que o trabalho de Renata é muito sensorial e remete ao campo do impressionismo na fotografia contemporânea:

“Essa relação fotografia/pintura remonta aos primórdios da mídia fotográfica no século XIX quando pintores Impressionistas como Monet capturaram em suas telas retratos de pessoas ordinárias em atividades quotidianas, influenciados pela desierarquização dos motivos artísticos pela fotografia, literatura naturalista, entre outros. Renata continua esse diálogo entre essas mídias que se retroalimentam formalmente.”

A Mostra é fruto da parceria da Mosaico Fotogaleria com o Instituto Zenon Barreto, que já organizaram exposições nas cidades brasileiras de Fortaleza e Vitória, e na Bulgária em Sófia e Varna na Bulgária.

A exposição tem abertura marcada para o dia 04/12 a partir das 19h e fica em cartaz até 18 de janeiro de 2019.

Serviço:

Exposição: “A Brisa do Mar”

Quando: Abertura 04/12/18 até 18/01/2019

Horário: 10h às 18h de segunda à sexta-feira

Contato: 27 3024 0307 – 99943 0831Endereço: Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500, Shopping Victoria Mall, loja 18, Mata da Praia, Vitória – ES.