Publicado em 10/2020
EXPOSIÇÃO “TEMPORALIDADE”
Exposição “Temporalidade”:
Texto Curatorial
Temporalidade
A Mosaico Fotogaleria, um projeto expositivo da Mosaico Imagem, chega ao seu segundo aniversário durante um momento dramático para toda a humanidade por conta do novo coronavírus. A atividade humana em todo o planeta foi alterada. Planos foram cancelados ou adiados. Aglomerações, parte essencial da convivência humana, para trabalho, lazer e fruição de arte e cultura, se tornaram um risco existencial.
Felizmente, a tecnologia da internet nos possibilita, através de nossos gadgets digitais, interagir de forma virtual e assim manter vínculos afetivos, criativos e intelectuais tão importantes nesse momento de crise, incertezas, angústias e perdas.
A arte é a nossa redenção durante a quarentena. Por esse motivo, a Mosaico Fotogaleria decidiu seguir adiante com uma exposição comemorativa em seu espaço físico com a possibilidade também de ser apreciada pela janela digital.
A exposição, chamada TEMPORALIDADE, reúne trabalhos dos idealizadores do projeto, Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, além de obras de
Patricia Sales, Renata Vale, Orestes Locatel e Rogério Medeiros.
TEMPORALIDADE apresenta uma coleção heterogênea de trabalhos
de vários momentos de cada artista como forma de brinde a este projeto pioneiro na cidade de Vitória.
O título da exposição nos remete a uma discussão sobre o tempo. A pandemia provoca uma meditação sobre essa invenção humana que pauta nossas ações e que tomamos como algo natural. De uma certa forma, a pandemia fez colapsar o conceito de tempo, que às vezes parece ter acelerado, outra vezes parece congelado e com certeza fez o espectro da morte, o ponto de corte do tempo da experiência da vida, rondar mais perto. Ela também é fotografia, um retrato na natureza humana em toda a sua magnanimidade e perversão.
Por fim, é oportuno lembrar que a fotografia é um produto da ciência, da abordagem empírica, um registro de fatos e fenômenos que compõe com um conceito de sociedade racional, estética e democrática. Em tempos de terrorismo digital, que vai pelo termo eufemístico de fake news, e pós-verdade, a fotografia é um instrumento para se construir convivências sociais pautadas na ética, na justiça e no respeito.
Vida longa para a Mosaico Fotogaleria!
(Lobo Pasolini, setembro de 2020)
Clique no link abaixo para fazer o tour virtual pela exposição “Temporalidade”:
http://foto360.ayrton.com/360/krp/mosaico/Mosaico-Fotogaleria-Tour-Virtual.html